quinta-feira, 12 de maio de 2011

Grupo Pesquisador em Educação Ambiental - GPEA


O Grupo Pesquisador em Educação Ambiental (GPEA) tem certificação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Suas metas são sublinhadas no rigor da pesquisa em Educação Ambiental, alicerçadas pelo compromisso político do ecologismo, do processo formativo e da subjetividade humana que se inscrevem na era contemporânea. 

Instituto Caracol

O Instituto Caracol também conhecido como iCARACOL é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com caráter socioambiental, que foi fundado em setembro de 2008. Nasceu pela necessidade de ter autonomia na gestão de recursos para as atividades de Educação Ambiental, bem como favorecer os espaços da sociedade civil para a militância, participação e controle social das políticas públicas relacionadas à dimensão socioambiental.

Em seu segundo ano de existência, hoje conta com algumas atividades realizadas e envolvimento em projetos em parceria com Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte [GPEA] da Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT]. 


Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental - REMTEA


A Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental (REMTEA) assemelha-se à figura mitológica de Aracne, que fia, trança e recorta um mosaico coletivo da esperança. Com encontros presenciais, promoção de eventos, participação em projetos e formulação de políticas públicas, busca o diálogo na aceitação dos diferentes. A teia weberiana é tensiva, muitas vezes, e solicita a mediação pedagógica entre seus componentes. Na trama polissêmica de sentidos, todavia, a REMTEA é marcada pela construção de “confetos” - um espaço híbrido entre conceitos e afetos. Nossa aprendizagem solicita o corpo inteiro movimentando-se, usando os pés nos momentos que se requer firmeza, sem despedir das mãos na estação da carícia. Desafia os poderes de Minerva, porque para além do Olimpo, deseja e luta por uma Terra de Todos! E sendo signo do elemento Terra, a menina REMTEA fia ternura, desfia conflitos, e tece a coragem de mostrar o nome da sua própria carne: “Terra, por mais distante o errante navegante, de quem jamais te esqueceria”.   (Caetano Veloso) 

www.ufmt.br/remtea/

Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso - IMUNE-MT


INSTITUTO DE MULHERES NEGRAS DE MATO GROSSO

Criado em 2002 e legalmente constituído em 2007 sob o CNPJ 09.199.315/0001-84, o Imune é uma organização sem fins lucrativos que tem como finalidade priorizar as questões de gênero voltadas às mulheres afrodescendentes e sua qualidade de vida.
O IMUNE MT busca o reconhecimento dos valores históricos, sociais e culturais das comunidades afrodescendentes em Mato Grosso, bem como, formular propostas para implementação de políticas afirmativas.
MISSÃO: Orientar dinamicamente o processo de crescimento das mulheres para sua inserção no cenário econômico, político e social.

VISÃO: Fortalecer e ampliar o papel feminino frente à luta sistemática pela implementação de políticas afirmativas e de reparação ao povo negro para promoção da equidade.

OBJETIVOS
  • Defesa e ampliação da democracia e igualdade racial.
  • Superação das desigualdades sociais e discriminações de gênero.
  • Priorizar as questões sociais e econômicas voltadas às mulheres afrodescendentes e sua qualidade de vida.
  • Afirmação da liberdade, autonomia, solidariedade e diversidade cultural através da educação.

COMPROMISSOS
·       Participar das articulações e diálogos com outros movimentos sociais, bem como a interlocução com os poderes públicos.
·       Fortalecer e agregar grupos sociais para combater as várias formas de discriminação (gênero; homofobia; étnico-racial; religiosa e orientação sexual).
·       Desenvolver e apoiar projetos nas áreas de Relações Étnico-Raciais, Educação, Saúde, Religião de Matriz Africana e Afrobrasileira, Geração de Emprego e Renda, Cultura Afrobrasileira.
·       Formular propostas de políticas afirmativas para a promoção da igualdade racial em âmbito municipal e estadual.

LINHAS DE ATUAÇÃO
·       Cultura
·       Educação
·       Gênero e Diversidade
·       Juventude
·       Religiosidade
·       Saúde

CONTATOS:
Jackeline Silva - Presidente
(65) 9201-1871 / 3023-7076

Antonieta Costa – Vice Presidente
(65) 9255-6863 / 3623-6229